Quando uma pessoa ou família decide vender bem um imóvel, a primeira dúvida que surge é sobre o preço de venda e depois como fazer isso. Em muitos casos os proprietários pesquisam anúncios de venda de imóveis vizinhos dentro do mesmo condomínio ou em imóveis similares nos portais imobiliários. Definindo o preço de venda por conta própria, comentam com amigos, zeladores ou procuram imobiliárias para oferecer o seu imóvel. Quando há pressa na venda, distribuem o imóvel para diversas imobiliárias com a intenção de acelerar a busca de um comprador.
Esse enredo é bastante comum, mas é realmente o melhor caminho?
Não. Como especialistas no mercado imobiliário entendemos que este não é o melhor caminho. A precificação de uma casa ou apartamento requer uma análise mais técnica e racional do que apenas consultar os classificados de imóveis. Um bom profissional deverá avaliar fatores importantes, como o histórico de vendas no condomínio e vizinhança, a planta e decoração do imóvel e o momento do mercado. Muitas vezes, o proprietário tem um laço sentimental com a casa e tende a supervalorizar o seu potencial. Cabe a um profissional especialista e experiente trabalhar com dados para precificar corretamente o imóvel.
Quanto vale um imóvel?
Vale o que o mercado está disposto a pagar!
Em mercados maduros, como o americano, os proprietários contratam corretores ou empresas para serem os seus representantes junto ao mercado imobiliário. Cabem a esses profissionais defenderem os interesses dos proprietários e realizar a melhor venda possível. Um profissional dedicado deverá precificar corretamente o imóvel, preparar todo o material de apresentação com qualidade, divulgar a casa nas principais vitrines, atender de forma ágil e eficiente os potenciais interessados, analisar e negociar propostas, cuidar de todo trâmite jurídico e sacramentar a operação com segurança financeira e jurídica aos envolvidos.
Permitir que diversas imobiliárias trabalhem a venda de um imóvel não vai acelerar o processo de venda. Pelo contrário, corre-se um grande risco de banalizar um patrimônio valioso, gerar muitas situações desagradáveis e não atingir o objetivo comercial. Quantidade não é sinônimo de qualidade e eficiência.
Felizmente, o mercado brasileiro, principalmente em imóveis de alto padrão, vem amadurecendo no processo de intermediação imobiliária. Muitos proprietários estão privilegiando as boas empresas e profissionais, certos de que assim terão a melhor performance para a venda de sua casa.
Quando olhamos pelo lado das imobiliárias, é nítido que imóveis bem precificados e trabalhados serão vendidos de forma mais rápida com eficiência e segurança. Dificilmente alguém contratará três advogados para cuidar de sua causa ou dois médicos para cuidar da sua saúde na mesma especialidade. No mercado imobiliário a lógica deverá ser a mesma. Escolhendo um bom profissional ou empresa certamente a probabilidade de êxito na venda de um imóvel será bem maior.
SAIBA MAIS -> Qual é a importância do preço do metro quadrado?
Nenhum comentário